segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aula do Dia 31/10/2011 - Modulação de Fase,Amplitude e Frequência

Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.

Modulação é o processo no qual a informação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda básica de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.

Modulação de Fase (PSK) - A técnica de modulação conhecida por PSK ( Phase Shift- Keying), é o processo pelo qual se altera a fase da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido. Para este processo são usados pulsos bipolares de altura A/2 e - A/2 no sinal sinusoidal da onda portadora em lugar de dois pulsos de altura 0 e A.


Modulação de Amplitude (ASK) - ASK (Amplitude Shift-Keying), é a técnica de modulação mais simples entre as utilizadas para modular sinais discretos (digitais). Consiste na alteração da amplitude da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido. A modulação em amplitude translada o espectro de frequência baixa do sinal binário, para uma frequência alta como é a da onda portadora.


Modulação em Frequência (FSK) - FSK - Frequency-shift keying ou Modulação por chaveamento de frequência: é uma técnica de modulação na qual o sinal digital modulante varia a frequência de uma onda portadora analógica de acordo com valores pré-determinados.
Inicialmente eram utilizados apenas dois valores de frequência, cada um representando um nível binário “1” ou “0”.


Imagens:



















PSK Modulação de Fase

























FSK Modulação de Frequência


















ASK Modulação de Amplitude






















Sem comentários:

Enviar um comentário