quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aula 18/01/2012 - Origem, Destino e Pacotes de Dados

Token Bus


O Token Bus utiliza um token único que dá ao seu detentor o direito de emitir. Embora a tipologia seja do tipo barramento em termos lógicos forma-se um anel onde cada nó sabe qual o nó anterior e o nó seguinte.

O token é uma trama de formato especial que não contém dados e circula de nó em nó ao longo do anel lógico.

Quando um nó pretende emitir tramas, espera que o token lhe seja entregue. Na posse do token, ponde então, emitir tramas, durante um tempo limitado. Quando o tempo se esgota ou não existem mais tramas prontas para emissão, o token é enviado ao nó seguinte.

As técnicas de token são deterministas, permitindo estabelecer prioridades na utilização do meio de transmissão.


CSMA/CD
CSMA/CD é um protocolo de telecomunicações que organiza a forma como os computadores compartilham o canal (cabo). Originalmente desenvolvido nos anos 60 para ALOHAnet - Hawaii usando rádio, o esquema é relativamente simples comparado ao token ring ou rede de controle central (master controlled networks). Este protocolo inclui uma técnica de detecção da portadora e um método para controlar colisões: se um posto (placa) de transmissão detecta, enquanto transmite uma trama (datagrama, em PT-BR), que outro sinal foi injectado no canal, pára de transmitir, envia uma trama de dispersão e espera um intervalo de tempo aleatório (backoff) antes de tentar enviar novamente a trama.


WEBGRAFIA:

http://pefonline.pefproductions.com/comunicacao_de_dados/modulo2/token_bus.html

Wikipédia



Sem comentários:

Enviar um comentário